ROI

ROI: confira como utilizar essa métrica na sua empresa

Investir é muito importante para o mundo dos negócios, seja na hora de entrar em um determinado ramo ou para a melhoria de algum setor dentro da empresa. Nesse sentido, ele tem a intenção de melhorar os processos feitos dentro da empresa, a fim de alcançar o sucesso na operação.

Mas investimentos não se resumem apenas a comprar algo que tenha o objetivo de facilitar a vida dentro da organização. Para atingir os objetivos com ele, é necessário, além do planejamento anterior à aquisição, uma análise posterior para verificar se ele está realmente dando resultados ou não.

Para isso, uma métrica que é bem utilizada no mundo dos negócios é o ROI. Quer saber mais sobre ele e a sua importância? Continue lendo este artigo!

ROI

ROI é a sigla de Return on Investiment (Retorno sobre o Investimento, em português) e é um indicador utilizado para verificar os resultados de um investimento, sejam eles positivos ou negativos. Com isso, será possível analisar e decidir se o investimento deve continuar ou não e até mesmo encontrar falhas no processo.

O cálculo do ROI é de extrema importância para as organizações. Todo planejamento de investimento tem que ter uma métrica para medir seu resultado e mostrar ao gestor se o caminho que ele está tomando é o melhor ou não.

Ele também serve para analisar investimentos em outros negócios. Antes de investir em alguma organização, uma das principais coisas que o empresário deve analisar é o ROI dessa empresa para saber se a transação dará ou não os resultados prometidos inicialmente.

Como calcular?

O ROI é calculado por uma fórmula bem simples e que qualquer pessoa consegue fazer e entender. Primeiramente, basta subtrair o ganho obtido com o investimento pelo valor investido, depois é preciso dividir esse resultado pelo valor investido. Ficando assim:

ROI = (ganho obtido – valor investido) / valor investido

Caso prefira que o resultado fique em formato de porcentagem no final, basta multiplicar o resultado da divisão por 100. Simples, não é? Mas é importante lembrar que o número do valor investido deve incluir todo o valor despendido nele, mesmo os menores, para assim obter uma análise mais completa e correta do indicador.

A fórmula é simples, o complicado é saber ligar corretamente os números referentes ao lucro de certo investimento e todos os valores gastos com ele.

Vantagens e desvantagens do ROI

Existem vantagens e desvantagens de se utilizar essa métrica. Entre as vantagens estão:

  • Melhor indicador de lucratividade: o indicador dá uma melhor medida da lucratividade, fazendo com que os investidores consigam saber e comparar como está a performance de cada aplicação.
  • Fácil análise comparativa: o ROI pode ser utilizado para fazer comparações entre diferentes investimentos, em termos de rentabilidade e utilização de ativos.

Já entre as desvantagens, podemos citar:

  • Dificuldades em definir conceitos-chave: trabalhando com conceitos como “lucro” e “investimento”, pode ser difícil definir e localizá-los de forma correta dentro das receitas e despesas da empresa.
  • Desfavorecimento de investimentos a longo prazo: a análise do ROI é centrada no curto prazo, levando em conta apenas receitas e despesas do período corrente, não incluindo como o investimento pode afetar os ativos a longo prazo.

É importante saber

O ROI não pode ser utilizado para comparar investimentos em situações e épocas diferentes, ele demanda que exista condições iguais para fazer a comparação. A métrica também não pode ser utilizada quando não há certeza de que os resultados foram causados por aquele investimento específico e não por um conjunto de fatores.

Ao fazer um investimento, pode ser necessário buscar profissionais específicos da área para que ele seja feito da melhor forma possível. Portanto, busque profissionais que, além de serem capacitados na área em que pretende investir, saibam fazer uma boa gestão utilizando, por exemplo, métricas como o ROI.

A Mais Consultoria, empresa especializada em sistemas e consultoria, tem como um dos principais desafios a maximização do retorno sobre o investimento em sistemas de informação.

Com profissionais capacitados e que acumulam mais de 25 anos trabalhando com sistemas de informação em empresas de diversos segmentos e portes, a empresa visa a entrega de resultados simples, flexíveis e objetivos para os clientes.

Quer saber mais sobre o trabalho da Mais Consultoria? Entre em contato com a empresa ou solicite um diagnóstico para um de nossos colaboradores clicando aqui!

 

Deixe seu comentário